php hit counter
Personal tools
Skip to content. Skip to navigation
São Paulo, 23 de April de 2014

Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura de São Paulo)

Sections
You are here: Home Organização AMA

Organização

Document Actions

AMA

Assistência Médica Ambulatorial - AMA

A AMA tem como função o atendimento não agendado de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia.

Veja os filmes da campanha publicitária clicando nos links abaixo (arquivos no formato MPEG).

Estas unidades estão sendo implantadas e acopladas nas unidades básicas de saúde, que apresentam condições de adaptação do espaço físico necessário para a AMA: 4 consultórios, sala de emergência, salas de observação (1 para adulto, 1 para crianças), sala de RX, sala de espera, sala de apoio.

A AMA funciona de 2ª a sábado, das 7h às 19h, com uma equipe composta por 2 médicos clínicos, 2 médicos pediatras e 1 médico cirurgião geral ou ginecologista, além de 2 enfermeiros, 4 auxiliares de enfermagem por turno, 4 agentes administrativos e 3 técnicos de RX.

O objetivo das AMAs é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.

A gestão das AMAs está sendo compartilhada entre SMS e parceiros públicos ou privados. Os recursos humanos, adequação física, aquisição de equipamentos e mobiliários são responsabilidade dos parceiros, por meio de assinatura de convênio, com metas pré-estabelecidas. Os insumos serão de responsabilidade de SMS.

As características de cada AMA pode admitir alterações, de acordo com as necessidades locais, podendo funcionar 24 horas, ou ter outra configuração na equipe médica. A produção das AMAs está em torno de 200/300 atendimentos/dia.


Lista de endereços das unidades de Assistência Médica Ambulatorial - AMA (arquivo em excel atualizado em 22/08/2008)

Clique no link para fazer o download do Adobe Acrobat Reader®.