php hit counter
Personal tools
Skip to content. Skip to navigation
São Paulo, 16 de April de 2014

Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura de São Paulo)

Sections
You are here: Home Notícias Secretaria Municipal da Saúde inaugura o 62º CAPS

Notícias

Document Actions

Secretaria Municipal da Saúde inaugura o 62º CAPS

Centro de Atenção Psicossocial Infantil terá capacidade para realizar cerca de 1.200 atendimentos médicos mensais; grupos terapêuticos deverão atender 600 pessoas/mês

Complementando a rede de atendimento à criança e ao adolescente com transtornos mentais na região norte da capital, que já conta com 12 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), será inaugurado às 10h30 da próxima segunda-feira, 1º de novembro, o CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme. A unidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, atenderá casos de dependência química, psicose, autismo, entre outros.

O CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme oferecerá assistência integral, com atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação e outros) e em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social); atendimentos em oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família e atividades intersetoriais com escolas e abrigos da região.

A equipe do CAPS Infantil, que trabalha de forma integrada com as unidades básicas de saúde e comunidade, está formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliares de farmácia e equipe administrativa.

Além dos consultórios de atendimento e farmácia, o CAPS conta com laboratórios de informática, cozinha experimental e brinquedoteca. Com um investimento de R$ 200 mil em reforma, mobiliário e equipamentos e R$ 35 mil em custeio mensal, o CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme foi implantado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O que são os CAPS?

Unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, os CAPS seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. O município conta com 62 CAPS e, dentro desse modelo, são 15 CAPS Infantil trabalhando, exclusivamente, com crianças e adolescentes.

SERVIÇO

Dia: 1° de novembro de 2010 (segunda-feira)

Horário: 10h30

Local: CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme

Endereço: Av. Alberto Byington, 1.526, Vila Maria

Tel. (11) 2207-4797