São Paulo, 22 de September de 2014

You are here: Home Notícias Portal da Transparência traz novidades na área da saúde

Portal da Transparência traz novidades na área da saúde

Novo acesso permite acompanhamento dos contratos mantidos com as organizações sociais

O secretário municipal da Saúde, Januario Montone, apresentou na manhã desta terça-feira (22/9) a mais nova etapa no projeto de transparência do governo na área da saúde. A iniciativa teve presença do prefeito Gilberto Kassab e dos secretários Rodrigo Garcia (Modernização, Gestão e Desburocratização), Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente) e Antonio Carlos Malufe (Relações Governamentais). "Trata-se de um trabalho em construção com a própria sociedade, de modo que possamos receber o maior número de sugestões para melhorarmos o sistema de apresentação das informações. A ideia é evoluir cada vez mais, de forma a termos um controle melhor dos contratos de gestão", afirma Januario Montone.

Com o serviço, disponível no portal da Prefeitura, a população poderá obter informações sobre as parcerias mantidas com as organizações sociais (OSs) - entidades sem fins lucrativos e qualificadas pela administração para gerenciar unidades de saúde (AMAs, hospitais, pronto-socorros, UBSs, CAPS, AMAs Especialidades e pronto atendimentos). O gerenciamento das unidades ocorre por meio de contratos de gestão, que estabelecem metas, prazos e resultados, bem como penalidades para o não-cumprimento dos objetivos que não foram alcançados. Atualmente, 358 unidades de saúde são administradas por 11 organizações sociais.

Entre os itens disponíveis estão dados sobre os marcos regulatórios que possibilitaram a implantação do modelo de parceria, os contratos de gestão mantidos com as OSs e os critérios de avaliação do trabalho realizado pelas entidades. A população poderá também fazer o acompanhamento mensal dos atendimentos prestados. Há ainda um mecanismo de busca que permite localizar as unidades gerenciadas pelas OSs.

"Esse tipo de acompanhamento da gestão pública é muito positivo. Os avanços na área da saúde têm sido muito consistentes. Tanto que a transparência na saúde será, em breve, compulsório. Vamos pulverizar isso por toda a administração", diz o prefeito Gilberto Kassab.