São Paulo, 22 de October de 2014

You are here: Home Notícias Notícias Antigas São Paulo chega a 110 AMAs nesta sexta-feira

São Paulo chega a 110 AMAs nesta sexta-feira

Prefeitura cumpre promessa feita em janeiro com as três últimas inaugurações

Com a inauguração de três novos serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) nesta quinta e sexta-feiras, o prefeito Gilberto Kassab cumpre a meta, anunciada no dia 1º de janeiro deste ano, de entregar 110 AMAs à população de São Paulo. “A implantação das 110 AMAs em funcionamento significa 500 médicos a mais todos os dias de segunda a sábado, disponíveis à população”, destacou o secretário municipal da Saúde, Januario Montone. “Com uma AMA para cada quatro Unidades Básicas de Saúde teremos um serviço de saúde organizado e eficiente”, completou.

Nas AMAs, pacientes com queixas clínicas como dores de cabeça, resfriados, gripes, diarréias, são atendidos sem marcação de consulta. A AMA presta atendimento primário e faz a triagem dos casos. Os pacientes também podem realizar, quando necessário e sob indicação médica, exames laboratoriais e radiológicos e outros procedimentos (inalações, pequenas suturas, entrega de medicamentos) sem necessidade de agendamento.

O grau de resolutividade também é alto: menos de 1% dos casos que chegam às AMAs precisam ser encaminhados para tratamentos continuados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendimento especializado em Hospitais ou outros exames diagnósticos e internações. A grande maioria da população deixa os consultórios com a solução para seu problema, sem necessidade de acompanhamento. “Conseguimos oferecer serviços de qualidade e inserir dentro do sistema milhares de pessoas que não tinham opção de atendimento”, destacou o secretário Januario Montone.

Os serviços ambulatoriais, que representam atualmente mais da metade (800 mil) das 1,5 milhão de consultas realizadas todos os dias, funciona com portas abertas de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. A duplicação dos serviços médicos ambulatoriais foi decisiva para os números atuais de atendimento - em janeiro deste ano, o total de consultas realizadas na rede municipal era de pouco mais de 850 mil.

Em 10 AMAs – Ignácio Proença de Gouvea, Pirituba, Tatuapé, Campo Limpo, Parelheiros, Ermelino Matarazzo, Waldomiro de Paula, Sacomã, Alexandre Zaio e Saboya –, as equipes atendem em regime de 24 horas junto a hospitais municipais. O atendimento clínico, nesses locais, libera as equipes do pronto-socorro para se dedicarem aos casos de urgência e maior gravidade.

Para saber qual a AMA mais próxima de sua residência, o cidadão pode ligar para a Central 156, da Prefeitura.

Serviço:

São Paulo chega a 110 AMAs nesta sexta-feira