São Paulo, 21 de December de 2014

You are here: Home Notícias Notícias Antigas Pirituba ganha AMA 24 horas e base do SAMU

Pirituba ganha AMA 24 horas e base do SAMU

Novos serviços trarão maior oferta de consultas de urgência de baixa complexidade e reduzirão a média de tempo para resgates na região

Nesta sexta-feira (27.06), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega dois novos serviços de saúde aos moradores de Pirituba e região. O suporte chega ao Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria - Hospital de Pirituba (Zona Norte), com a implantação da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas e uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A inauguração ocorrerá às 10h30 e contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do Secretário Municipal da Saúde, Januario Montone.

A nova base do SAMU foi planejada com amplo espaço físico e acomodações adequadas, localizada dentro da área do hospital. Ela funcionará próxima ao portão, o que facilitará a saída da ambulância de suporte básico. O SAMU, serviço que pode ser acionado pelo telefone gratuito 192, leva à população atendimento rápido no socorro às vítimas em estado grave, como infartados, feridos com arma de fogo, acidentados, entre outros problemas que ofereçam risco à vida do paciente.

A AMA Pirituba, 24 horas, será a 106ª da cidade. Foi acoplada ao Hospital para atender os casos de baixa complexidade da unidade, como crises asmáticas, dores de cabeça e febre, que anteriormente eram atendidos pelo pronto-socorro da unidade. Esta será a 9ª AMA em regime 24 horas. As unidades que funcionam nesse modelo são: Tatuapé, Campo Limpo, Parelheiros, Ermelino Matarazzo, Waldomiro de Paula, Sacomã, Alexandre Zaio e Saboya. Para implantação dos serviços da AMA e SAMU foram investidos R$ 490,7 mil em reformas e adequações físicas e R$ 86,4 mil em equipamentos. "Faltam quatro serviços para alcançarmos a meta estipulada pelo prefeito. Com uma AMA para cada quatro Unidades Básicas de Saúde teremos um serviço de saúde organizado e eficiente", afirma o secretário municipal de Saúde, Januario Montone.

A equipe do SAMU será formada por um motorista e dois auxiliares de enfermagem. A AMA atenderá em regime de 24 horas com três clínicos, dois pediatras e enfermeiros. A parceria com a UNIFESP permitirá o atendimento de 18 mil pacientes por mês. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Edjane Torreão, a ampliação destes recursos qualificará o atendimento no Hospital de Pirituba. "Cada vez mais acreditamos na eficácia das AMA´s para atendimento imediato da população. Acoplada aos hospitais, elas absorvem os casos de baixa e média complexidade, deixando o trabalho mais dedicado aos casos graves para os prontos-socorros dos hospitais", afirma Edjane.