São Paulo, 24 de April de 2014

You are here: Home Notícias CCZ promove mutirão gratuito de castração de animais em Americanópolis

CCZ promove mutirão gratuito de castração de animais em Americanópolis

Ação será realizada nos dias 12,13 e 14 de julho

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), em parceria com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Santo Amaro/Cidade Ademar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove um mutirão gratuito de castração de cães e gatos, de 12 a 14 de julho, na EMEF Maria Lucia dos Santos, localizada na Rua Estampa Esportiva, 55, em Americanópolis, zona sul da capital.

Os interessados deverão comparecer na unidade escolar para cadastramento dos animais, nos dias 7 e 8 de julho, das 10 às 16 horas, portando documento de identificação pessoal com foto (carteira de identidade ou habilitação), CPF e comprovante de endereço. Cada inscrito terá o direito de solicitar a castração de até dez animais e, no ato da inscrição, será informado o horário do procedimento cirúrgico do animal. A expectativa é que sejam castrados 500 animais, nos três dias do mutirão.

"A esterilização, além de impedir crias indesejadas, pode ter como resultado animais mais caseiros, menos agressivos (dependendo do tipo e se castrados antes da puberdade), diminuindo as fugas e o risco de se perderem e serem atropelados. Também promove a redução de doenças causadas por hormônios (tumor de mamas, de próstata, etc.) e o desenvolvimento de doenças comuns no útero e nos testículos. Apesar de ajudar a diminuir a agressividade, eles continuam sendo bons cães de guarda e podem crescer mais do que animais não castrados", explica a médica-veterinária do CCZ, Tamara Leite Cortez.

O Mutirão gratuito de castração faz parte do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Os animais castrados sairão já com o Registro Geral de Animais (RGA) e vacinados contra a raiva.

O CCZ realizou, no fim do ano passado, estudos para determinar quais Distritos Administrativos (DA) deveriam ser priorizados e quais as áreas que mais precisavam desse serviço, em 2010. Para isso, utilizou indicadores como índices de exclusão social, casos de agressão por animais, densidade populacional de cães, porcentual homem-cães e pedidos de remoção de cães soltos em via pública.

O CCZ realiza, ainda, o cadastramento dos animais para castração gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Essas cirurgias são realizadas em clínicas veterinárias contratadas. Para tanto, é necessário que o proprietário do animal leve RG, CPF e comprovante de residência. Se o animal já tiver RGA, é importante também levar esse documento.

Serviço:

Inscrição para o mutirão de castração de cães e gatos, a ser realizado de 12 a 14 de julho
Local: EMEF Maria Lucia dos Santos
Endereço: Rua Estampa Esportiva, 55, Americanópolis
Datas: 7 e 8 de julho (quarta e quinta-feira desta semana)
Horário: das 10 às 16 horas
Documentos necessários: carteira de identidade ou habilitação (documento com foto), CPF e comprovante de endereço