São Paulo, 31 de October de 2014

You are here: Home Eventos Eventos Globais I Curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS

I Curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS

When 2008-03-24 08:00 to
2008-04-18 17:00
Where CEFOR da SES e CEFOR da SMS
Contato Sandra Regina de Souza
Contact Phone 3218-4106
Add event to calendar vCal

1ª Fase
Dias 24, 25, 26 e 27 de Março - das 8:00 às 17:00.

2ª Fase
Dias 7, 8, 17 e 18 de Abril - das 8:00 às 17:00.

APRESENTAÇÃO

“A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo pretende com  o I Curso Básico re Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS  formar seus quadros estratégicos gerenciais de maneira propositiva e crítica alinhando seus conceitos estruturais de  regulação, controle, avaliação e auditoria com a Política Nacional do SUS. Este curso idealizado e desenvolvimento pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios traz competência e transparência para esta área traduzindo um desejo acalentado por muitos profissionais da saúde pública, há muito tempo.. Esperamos que, em curto prazo, um grande volume de saberes e práticas possam ser sistematizados e agregados ao processo de consolidação do SUS na cidade de São Paulo.”

Áreas Promotoras

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO

CEFOR  - Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde

Coordenação de Integração e Regulação de Sistemas - SMS.G;

Justificativa

As inúmeras transformações que o SUS vem produzindo ao longo de sua implantação e o aprimoramento da gestão trouxe como desafios uma maior capacidade regulatória e fiscalizatória frente aos prestadores de serviços de saúde. Se, por um lado, a otimização dos recursos e a transparência da sua aplicação repercutem positivamente  na avaliação feita pela sociedade, por outro, a centralidade no  cidadão traz para pauta o acesso, a qualidade e a humanização, enquanto prioridades da gestão do SUS. Este curso pretende atender as expectativas de gestores e técnicos das áreas de controle e avaliação, bem como das áreas de regulação e de auditoria do SUS.

Trabalhamos em ambientes adversos, onde lógicas e interesses distintos convivem lado a lado e estrangulam o sistema, com recursos finitos, acesso universal e veloz incorporação tecnológica. O gestor descentralizado do SUS, no âmbito estadual e municipal está mais próximo à realidade sanitária e de serviços. Mas nem sempre tem a condição plena de incorporar, capacitar e manter equipes, competentes e acima de tudo comprometidas.

A particularidade vivida pela Gestão da Saúde na cidade de São Paulo na década de 80, com a implantação do Sistema PAS, deixou cicatrizes profundas no sistema de saúde púlbico.

Sofremos até hoje com a segregação da Saúde pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Este Curso, diante do Pacto pela Saúde, tenta resgatar o SUS  junto aos profissionais. Foi produzido a partir da prática dos serviços, e conjuntamente concebido e elaborado, com o propósito de agregar conhecimento à gestão - SUS. Esperamos que traduza aos gestores as questões que permeiam suas áreas específicas, e que, acima de tudo, traduzam às suas áreas técnicas, as angústias e necessidades da gestão- SUS.

Os participantes poderão formar-se tutores, assumir a responsabilidade da multiplicação de novos cursos, e sugerir necessidades de mudanças nas estratégias e no conteúdo preliminarmente proposto. Estamos apenas sistematizando uma obra coletiva, idealizada e realizada pelo  DENASUS e DERAC/Ministerio da Saúde em parceria com Estados e Municípios, e nos comprometendo a fazer dela um movimento contínuo de educação permanente dos trabalhadores da saúde e de aprimoramento da gestão pública do sistema de saúde brasileiro.

Objetivo Geral

O Curso tem como objetivo principal a transformação das práticas nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria, incorporando saberes e adequando-se às atuais necessidades da gestão do SUS consolidando o Pacto pela Saúde/SUS.

São objetivos específicos :

·          a renovação do compromisso com os princípios do SUS;

·          refletir sobre os modelos de atenção que potencializam a transformação das práticas;

·          apreender a importância do planejamento e programação como instrumentos de gestão;

·          incorporar a importância do financiamento e do controle social do SUS;

·          alinhavar conceitos e diretrizes em regulação, controle, avaliação e auditoria e a integração entre eles; identificar a importância dos Sistemas de Informação do SUS para as áreas de regulação, Controle, Avaliação e Auditoria;

·          a apropriação das práticas de legitimação da relação da gestão do SUS com os prestadores de serviços de saúde;

·          introduzir os complexos reguladores e as práticas  de fluxo regulado;

·          revisitar as práticas de controle e avaliação sob a ótica do SUS;

·          apreender as funções do Controle Ambulatorial e Hospitalar e o Processamento SIA–SUS e do SIH-SUS;

·          introduzir a importância do registro e acompanhamento sistemático de indicadores do SIA e do SIH;

·          identificar a importância de incorporação de cultura avaliativa e do foco da qualidade no âmbito dos sistemas e dos serviços;

·          incorporar conceitos e diretrizes de um sistema descentralizado de Auditoria do SUS; introduzir o processo de auditoria das ações e serviços  informados no Sistema de Informações Ambulatoriais – SAI (BPA – Boletim de produção Ambulatorial e APAC –Autorização de Procedimento de Alta Complexidade) e no Sistema de Informações Hospitalares – SIH (Autorização de Internações Hospitalares- AIH) e introduzir o processo de auditoria dos recursos financeiros e da gestão de sistemas descentralizados do SUS.

Related content